Evento

  • Sep

    02

    2018
img

SÉRIE PSICOLÓGICA DE JOANNA DE ANGELIS - Por Fátima Araújo

Joanna de Ângelis, Espírito reconhecido como o Guia Espiritual de Divaldo Franco, é autora da grande maioria das obras psicografadas pelo médium baiano. Sua biblliografia é extensa, compõe-se de mais de 70 livros, muitos deles traduzidos para diversos idiomas, versando sobre temas existenciais, psicológicos, filosóficos, religiosos e transcendentais.

Seguramente, Joanna de Ângelis ultrapassa limites do Mundo Maior e galga a posição de um dos mais atuantes guias espirituais da Humanidade, como se pode deduzir pelas incursões educativas da benfeitora, sempre voltadas para o Evangelho do Cristo. Todo esse material pode ser disponibilizado nas centenas de obras literárias, frases e mensagens traduzidas para diversos idiomas e difundidas por vários países do mundo.

Destacam-se, em sua obra, os 16 livros da Série Psicológica, ditada a Divaldo Franco entre os anos de 1989 e 2011, nos quais a autora espiritual faz a ligação entre a Doutrina Espírita e algumas correntes da Psicologia, como a Transpessoal e a Junguiana. Nesse particular, poderíamos dizer que, enquanto enriquece os conceitos psicológicos, Joanna de Ângelis conduz o leitor pelos caminhos dos mais fascinantes temas da existência humana, à luz do Espiritismo, ao mesmo tempo em que auxilia as criaturas que se empenham na busca interior do autoconhecimento.

O fato é que o conteúdo da obra de Joanna conduz a uma profunda reflexão, diríamos que em sintonia com o Cristianismo e com o Codificador da Doutrina Espírita, Allan Kardec, cujos postulados tocam tão de perto os aspectos mais profundos da psique humana. Fazendo com que possamos perceber que uma enormidade de coisas terrenas, consideradas de suma importância, são levemente necessárias, pois o que verdadeiramente necessitamos brota do mais íntimo do nosso ser.

Poderíamos assegurar que os livros da nobre mentora são de grande utilidade até para os não espíritas, no momento em que sua obra não é apenas psicológica, nem religiosa, mas igualmente filosófica, sociológica e ainda de autocura, de autovigilância, de paz e crescimento interior, conduzindo o ser humano ao encontro interior com sua essência. Isto porque a Série Psicológica constitui verdadeira fonte de propostas de conduta do ser humano, frente ao próximo, proporcionando bem-estar e saúde emocional, como também ajudando a dirimir os conflitos da alma e as injunções da jornada evolutiva, como vemos a seguir.

Livros da Série Psicológica, pelo ano de publicação: Jesus e Atualidade- 1989. O Homem Integral- 1990. Plenitude – 1991. Momentos de Saúde e Consciência – 1992. O Ser Consciente- 1993. Autodescobrimento: Uma Busca Interior – 1995. Desperte e seja feliz- 1996. Vida: Desafios e Soluções – 1997. Amor, imbatível amor- 1998. O Despertar do Espírito- 2000. Jesus e o evangelho a luz da psicologia profunda- 2000. Triunfo Pessoal – 2002. Conflitos Existenciais – 2005. Encontro com a paz e a Saúde – 2007. Em Busca da Verdade – 2009. Psicologia da Gratidão – 2011.

 

JESUS E ATUALIDADE (1989)

Este livro é a contemporaneidade dos ensinos de Jesus, como solução diligente para os problemas do homem, nos dias atuais. Apresenta Jesus hodierno, não só pelo Roteiro de Luz que veio trazer ao planeta, mas pelo que propõe de paz e alegria, na exultação da fé. Trata-se de um trabalho que propõe Jesus como exemplo e solução, não o Cristo sofredor e triste, mas o Mestre com uma aura de coragem que conduz o homem à evolução sadia.

Jesus e Atualidade reproduz em suas páginas vinte situações contemporâneas, com ocorrências do cotidiano, analisadas à luz das mensagens de Cristo, o maior terapeuta da Humanidade tão necessitada de um guia. A mentora nos traz lindas lições de Jesus sob a luz da Psicologia, falando de desafios, Reencarnação, justiça, honra, tolerância e ânimo.
Vemos, no livro, as lições de um Jesus que sempre nos chamou ao Autoconhecimento, porque conhecia nossas fraquezas e sabia que enfermo era o Espírito, e não o corpo.

O HOMEM INTEGRAL (1990)

Sendo o primeiro de uma trilogia, que prossegue com Plenitude e O Ser Consciente, trata-se de um ensaio de Psicologia Espírita que apresenta a Filosofia e a Psicologia buscando compreender o homem, através de sua realidade.

A autora espiritual Joanna de Ângelis comenta que esse estudo procura oferecer terapias de fácil aplicação, fundamentadas na análise do homem à luz do Evangelho e do Espiritismo, para auxiliá-lo no equilíbrio e no amadurecimento emocional. Ela nos apresenta como ser ideal Jesus, o Homem Integral de todos os tempos. Vemos, nessa obra, os problemas do Ser e do Ter, na interioridade de cada um, com a clareza da verdade espiritual.

O Homem Integral é a consciência da vida, da dor, da libertação e do futuro do ser humano. É ainda a consciência da dúvida, porque compreender, aceitar e encontrar as respostas são movimentos que acaloram a vida.

PLENITUDE (1991)

                  Este livro apresenta os vários tipos de sofrimentos (físicos e morais), que fazem o inferno na Terra e conduzem as pessoas aos vícios, à fuga e ao desespero. Aqui, Joanna de Ângelis faz uma profunda análise psicológica dos aspectos dessa dor que pertence a todos, tentando propor uma solução espiritual, rumo ao autodescobrimento, à vivência no Evangelho de Jesus e ao comportamento centrado. Nesse ponto, a autora espiritual se situa como entusiasta dos requisitos essenciais à verdadeira conquista dos valores essenciais.

Levando em consideração as imperfeições dos homens e simultaneamente sua condição de seres perfectíveis, a mentora, à luz do Espiritismo, procura fortalecer o respeito a Deus, a si mesmo e ao próximo, com vistas ao objetivo de aprender a ser feliz e alçar a verdadeira plenitude.

MOMENTOS DE SAÚDE (1992)  

Como a conquista da saúde integral é a meta sonhada pela criatura humana, o Divino Mestre Jesus exalta em seu Evangelho a harmonia moral e emocional da criatura, perante a Vida, como fator essencial para a salvação. Eis aí o estado de saúde integral.

Tudo porque o Cristo foi um psicoterapeuta singular, no momento em que propôs o autoexame em forma de receita para a aquisição da paz, como decorrência das propostas do amor a Deus, acima de todas as coisas, e ao próximo, como a si mesmo.

Momentos de Saúde faz uma ponte entre as contribuições do conhecimento tecnológico e os ensinamentos sábios de Jesus e de Kardec, a fim de que Ciência e Religião avancem unidas, beneficiando as criaturas.

                                          O SER CONSCIENTE (1993)

Faz parte da trilogia iniciada com O Homem Integral e Plenitude e se fundamenta no estudo da personalidade humana, em que a mentora examina os múltiplos fatores que constituem o Ser.

Aprofundando a sonda dos estudos psicológicos, em linguagem clara e ao alcance de todos, trata-se de um livro que se volta para analisar os problemas que afligem a Humanidade, nos dias atuais. Poderíamos então compará-lo a um manual de sugestões e diretrizes, com vistas à aquisição da própria consciência. Nesse particular, a autora espiritual comparece como inspiradora da ética cristã e dos postulados espíritas. Sem dúvida, O Ser Consciente é um dos mais fascinantes estudos da Literatura Espírita.

AUTODESCOBRIMENTO: UMA BUSCA INTERIOR (1995)

Sendo o sexto volume da Série Psicológica Joanna de Ângelis, trata-se de um ensaio de Psicologia Espírita, onde a autora analisa o ser real, os conflitos, o inconsciente e o subconsciente, a viagem interior, os transtornos comportamentais, o pânico, a amargura e a conquista do eu, sugerindo que a própria criatura descubra seus limites reais e suas verdadeiras aspirações, como ser criado para celebrar a existência e ser feliz.
No livro, Joanna, pela psicografia de Divaldo, constrói uma maravilhosa obra que nos leva a entender quem somos e para onde vamos, sempre na perspectiva da vida futura. Temas como subconsciente, emoção, conflitos, transtornos do comportamento e libertação pessoal, entre outros, são abordados, tornando-se útil para aqueles que realmente desejam agilizar sua escalada evolutiva, no caminho para Deus.
A obra mostra ainda que o desafio de todos nós é encontrar o equilíbrio entre o "Ser" e o "Parecer". Por isso, a busca interior é imprescindível, para que o Ego não mais domine o Self, o Eu Profundo, o Deus que existe dentro de nós.

DESPERTE E SEJA FELIZ (1996)

Livro de base psicológica, onde o Espírito Joanna de Ângelis ensina preciosidades como "Multiplicam-se as glórias da inteligência, mas também os conflitos do sentimento.
Seres vazios deambulam em todas as direções, e viandantes que perderam o sentido existencial embriagam-se nas utopias para fugirem de si mesmos e dos outros.
O Espiritismo chega, neste momento grave, como resposta do Céu generoso à Terra aflita, oferecendo diretrizes, equipamentos e luzes que proporcionam paz."

Joanna alerta para as ilusões e seduções da contemporaneidade, as ambições desmedidas do poder, a embriaguez do luxo, tudo enfim que retira dos homens a responsabilidade espiritual. Muitos ficam adiando essa meta, julgando ser fácil remediar a situação a qualquer instante, mas eis que se deparam com o  prejuízo da harmonia interna. O livro apresenta 30 questões-desafios, que frequentemente inquietam as pessoas, convidando-nos a despertar para os valores espirituais e os ensinamentos de Jesus. Convidando a todos para que despertem e sejam felizes.

VIDA: DESAFIOS E SOLUÇÕES (1997) 

Trata-se de uma obra carregada de conceitos libertadores, bem ao gosto do Espírito Joanna de Ângelis. De forma que a mensageira da Imortalidade oferece, em linguagem simples e acessível, estudos dos problemas humanos, à luz da Psicologia Espírita. Sempre acostada aos princípios da Psicologia Transpessoal, tentando suavizar as dificuldades terrenas e os problemas tão humanos e por vezes até prosaicos! Sente-se, com a leitura, que Joanna de Ângelis tenta alertar o Espírito para uma digna escalada evolutiva, rumo à sua destinação futura.

No livro, temas delicados são tratados com beleza e poesia, como se a autora quisesse nos conduzir ao entendimento dos aparentes enigmas da Reencarnação. É quando ela propõe soluções para as dificuldades de relacionamento, de comportamento, da existência em si mesma, a partir de conceitos profundos, plenos de luz e sabedoria.

AMOR, IMBATÍVEL AMOR (1998)   

Mais um livro da Série Psicológica que participou da estreia de uma nova linguagem espírita, por iniciativa da benfeitora Joanna de Ângelis. Nele, são abordados temas de profundo interesse para as criaturas, como sejam elucubrações voltadas para o autoconhecimento, a ética, o respeito, a harmonização do ser e principalmente o amor. Claro, porque nessa obra o amor comparece altaneiro, sob várias angulações, desde a visão de Reich com a sua proposta de prazer, passando pelos modernos psicólogos humanistas e transpessoais, até culminar com a visão espírita libertadora e ideal. Um primor!

Alguns críticos até chegaram a comentar que, nesse tipo de gênero, Amor, Imbatível Amor é o mais oportuno e profundo livro trazido a lume, pelo Espiritismo, através da Mediunidade. De forma que podemos aquilatar a beleza de tão bela obra, por esse pequeno e poético trecho: “Assim como o ar é indispensável para a existência orgânica, o amor é o oxigênio para a alma, sem o qual ela se enfraquece e perde o sentido de viver. O amor é imbatível porque sempre triunfa sobre todas as vicissitudes e ciladas”. 

O DESPERTAR DO ESPÍRITO (2000)    

Obra que comparece como um estudo aprofundado do ser existencial, passando pelas diversas etapas das experiências humanas durante a Reencarnação. Problemas que surgem, desafios que se apresentam constituem estímulo para o crescimento interior e para o aprimoramento do Espírito imortal.

Nesse livro, Joanna de Ângelis vai analisando e apresentando soluções para uma série de distúrbios psicológicos da atualidade, orientando o leitor a encontrar a saúde emocional, psíquica e espiritual, de fundamental importância para a saúde do corpo físico e o equilíbrio do homem como ser social. E ainda levando todos a entender que o ser humano só será feliz no dia em que entender a verdade e a profundidade de sua missão na Terra.

JESUS E O EVANGELHO À LUZ DA PSICOLOGIA PROFUNDA (2000) 

Livro que o Espírito Joanna de Ângelis trouxe a lume para comemorar os 2000 anos do nascimento de Jesus Cristo, fazendo um estudo poético e amorável da vida e dos ensinamentos benfazejos do Divino Mestre, à luz da Psicologia profunda.

Acostada aos postulados do Codificador da Doutrina Espírita, Allan Kardec, em O Evangelho Segundo o Espiritismo, a autora espiritual comenta um item de cada capítulo de O ESE, ao mesmo tempo em que sugere ao leitor uma mudança de comportamento e de atitudes perante a vida, ou seja, uma reforma íntima, a fim de que a criatura possa ser feliz e contribuir com a construção da felicidade dos seus semelhantes.

                    TRIUNFO PESSOAL (2002)   

Aqui, Joanna se arvora na Psicologia Analítica de Carl Jung, ao mesmo tempo em que vai somando à contribuição desse estudioso o pensamento de outros psicólogos, psiquiatras e psicanalistas, a fim de demonstrar que na raiz de todo e qualquer transtorno, aflição, enfermidade ou sofrimento, encontra-se o Espírito imortal, responsável pelas ocorrências que podem ser utilizadas para seu reequilíbrio, recuperação, felicidade e paz.

Em Triunfo Pessoal, Joanna aborda propostas psicoterapêuticas baseadas na descoberta do Ser Integral e na identificação com os valores do self. Comparecendo como um dos mais inspiradores da Série Psicológica, este livro nos estimula ao avanço do nosso ser e à superação das limitações, ensinando-nos como crescer e desenvolver nosso “Deus interno e o seu conteúdo luminoso”.  A obra é uma verdadeira fonte de luz e sabedoria.

                                               CONFLITOS EXISTENCIAIS (2005)

Na obra, a escritora espiritual Joanna de Ângelis demonstra, entre outras verdades, que muitos comportamentos perturbadores se apresentam como testes de resistência para o indivíduo, porque, na verdade, tudo na vida é aprendizado.

Conflitos Existenciais é um trabalho concebido à luz da Psicologia, da Psicanálise e da Psiquiatria, sem em momento algum dispensar o viés do enfoque da Doutrina Espírita.
O livro constitui oportunidade para refletirmos em torno da problemática da existência na Terra, com tudo o que ela tem de material e banal, e ao mesmo tempo analisar todo o contexto no qual reencarnamos, vivemos, aprendemos, crescemos,  odiamos e amamos.
Vale ressaltar que o medo, a raiva, a preguiça, o ciúme, a violência, o amor, a morte, as fugas psicológicas e tantos outros conflitos desfilam, alternadamente, pela plataforma desta bela e inspiradora obra.

                                   ENCONTRO COM A PAZ E A SAÚDE (2007)

Nesta obra, a nobre Joanna de Ângelis reafirma seu conhecimento sobre a Psicologia Transpessoal,  como se pode deduzir pelo que expõe a respeito da misteriosa e imprevisível alma encarnada. Enquanto isso, ela vai analisando os sentimentos e as mudanças inerentes ao homem, dos tempos mais remotos até os dias de hoje.

Neste livro, Joanna comenta acerca de temas palpitantes, envereda pelas intrincadas paixões humanas e ainda pelas crises existenciais, sociais, crises de amor e desamor, felicidade, sexualidade, enfim pelos inquietantes conflitos e angústias que movem a vida.

Vale dizer que a grande reflexão dessa obra é a seguinte: O homem precisa harmonizar o ego com o Self, entender o significado da vida e trabalhar para a auto-realização, como forma de conquistar a saúde física, o bem-estar, a paz, a felicidade e o equilíbrio emocional.
 

EM BUSCA DA VERDADE (2009)

Esta é uma obra que contém belas e profundas lições de como alcançarmos a maturidade psicológica, de que tanto necessitamos, a fim de libertar nosso Espírito das densas camadas que dificultam sua marcha na Terra.

A autora Joanna de Ângelis alcança, com talento e muito traquejo, os meandros das relações ego-self, esclarecendo, com objetividade, importantes conceitos como psique, sombra, individuação e outros.

O mais interessante é que, enquanto ela encarna e interpreta o pensamento de Carl Gustav Jung, discorrendo sobre a necessidade do equilíbrio fisiopsíquico do homem, vai-se esgueirando pelos meandros da Psicologia Analítica, até chegar a um estado de bem-estar e paz. Tudo num estilo gracioso e elegante, sem o qual se tornaria denso o texto.

                                         PSICOLOGIA DA GRATIDÃO (2011)

                Neste trabalho que encerra a Série Psicológica, Joanna de Ângelis nos oferece mais uma obra magistral, em 12 capítulos de três tópicos cada. Note-se que o enfoque, agora, é a gratidão, virtude apresentada pela benfeitora como filha querida do amadurecimento psicológico, enriquecendo de paz e de alegria todo aquele que a cultiva, inspira e a põe em prática no seu cotidiano.
Segundo Joanna de Ângelis, a gratidão é imensamente significativa e desempenha relevante papel na saúde integral do ser humano, rumo à conquista maior da evolução.

A gratidão significa reconhecimento agradável por tudo quanto se recebe ou lhe é concedido, firmando-se como uma das mais elevadas expressões do amadurecimento psicológico do indivíduo. Sendo grato, o ser humano abre espaço para as emoções, a fim de que o amor se manifeste em forma de bondade e de gentileza para com os outros.

Seguramente, a gratidão floresce quando se caracteriza o desenvolvimento ético-moral e o amor se instala, através do anseio de servir.
No livro, fica claro que todo aquele que é grato, que compreende o significado da gratidão real, goza de saúde espiritual, física, emocional e psíquica, porque conhece a alegria de viver, compartilha de todas as coisas, é membro atuante na organização social, é amoroso, cheio de contentamento, é criativo e jubiloso.
Principalmente porque, quando o Espírito entende seu significado imortal, abençoa a todos e sente gratidão pela vida, é pleno e feliz!!!!