DECOM - Departamento de Comunicação Social Espírita

FUNDAMENTAÇÃO


“Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda a criatura”.

– Jesus

CONCEITO


“A comunicação social espírita é uma área dedicada à divulgação da Doutrina Espírita de forma ética, fraterna e acessível, respeitando os princípios evangélico-doutrinários e os valores morais do Espiritismo. Ela busca tornar comum a mensagem espírita entre instituições, pessoas e o público em geral, promovendo o esclarecimento e o consolo espiritual através de diversos meios de comunicação.”

OBJETIVO


A divulgação espírita é o objeto de trabalho da Área de Comunicação Social Espírita. A comunicação social espírita tem por objetivo o consolo, o esclarecimento e a iluminação das almas.
Para isso, ela desempenha três funções:

a) EVANGELIZAR – é a função de reunir os conteúdos que consolam, esclarecem e iluminam. Estes conteúdos são identificados primariamente na literatura espírita e complementados por estudos relacionados aos temas do Espiritismo;

b) INTEGRAR – é a função de divulgar as atividades, os eventos e os comunicados do Centro Espírita e do Movimento Espírita de modo que os frequentadores da instituição e os próprios trabalhadores tomem conhecimento dos assuntos e

c) MEDIAR – é a função que dá forma midiática aos conteúdos que devem ser divulgados. Por exemplo: as informações podem ser divulgadas por meio de um cartaz ou de um vídeo. A função midiática é converter os conteúdos em formatos adequados para os públicos considerando:

» critérios de fundamentação – analisam se os conteúdos a serem divulgados possuem relação com os fundamentos do Espiritismo;
» critérios de utilidade – avaliam se os conteúdos têm utilidade para o público a que se destinam;
» critérios de beleza – enaltecem os aspectos estéticos nas formas dos conteúdos de modo a que sejam simultaneamente interessantes, agradáveis e sensíveis à percepção dos públicos aos quais se destinam.

FINALIDADE


A difusão da Doutrina Espírita ocorre por todos os meios compatíveis com seus princípios ético-morais, mantendo a coerência doutrinária. Esta disseminação é um processo natural e não forçado, impulsionado pelos próprios Espíritos e, paradoxalmente, até pelos ataques dos adversários, que, ao criticarem, acabam por divulgá-la.
Seu escopo principal é o aperfeiçoamento moral do ser humano e da sociedade, visando à construção de uma mentalidade que conduz à felicidade verdadeira. Isso se dá através da prática do bem e da caridade evangélica para com todos, combatendo o egoísmo e o orgulho, que são as chagas da humanidade. A doutrina promove a integração do ser humano consigo mesmo, com o próximo e com Deus, cultivando a fraternidade e a solidariedade cristãs.
O Espiritismo visa também a propiciar o diálogo fraterno e o conhecimento doutrinário a todas as pessoas, instituições e ao público em geral, tornando suas mensagens esclarecedoras e consoladoras acessíveis a todos nos campos moral e espiritual. Para isso, a doutrina deve ser apresentada de forma clara, lógica e racional, sem misticismo ou alegorias, não exigindo fé cega, mas o livre-exame e a razão.

 

ABRANGÊNCIA


Área de Comunicação Social Espírita abrange o conjunto de atividades relacionadas à divulgação do Espiritismo em seu tríplice aspecto: científico, filosófico e religioso. Dado à multiplicidade das atividades relacionadas ao tema, a comunicação possui caráter transversal, alcançando todas as Áreas do Centro Espírita.

Documentos de estudo

Apostila LGPDAcesse e estude os documentos de Comunicação Social criados pela Federação Espírita Brasileira, clicando no link correspondente ao documento desejado:

Orientação a Casa Espírita  

Orientação a Comunicação Social Espírita 

Programa de trabalho CSE para nova era 2018 – 2028

Cartilha LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados (FEMG)