Voce sabia que na Paraíba temos o Dia Estadual do Espírita?
A Deputada Estadual Iraê Lucena, em 12 de março de 2007 apresentou a Assembléia Legislativa da Paraíba o projeto de Lei 42/07 que dizia:
A Assembléia Legislativa do Estado da Paraíba Decreta:
Art 1º – Fica instituído o “Dia Estadual do Espirita” a ser comemorado anualmente no dia 18 de abril, no âmbito do Estado da Paraíba.
Art.2° – A matéria de que trata esta Lei fica incluída no Calendário Oficial de Eventos deste Estado.
Art.3° – Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Art.4° – Revogam-se as disposições em contrário.
A justificativa foi:
Atendendo solicitação do Movimento Espirita Paraibano, cuja atuação vem sendo desenvolvida a partir de 17 de janeiro de 1916, época que coincide com a fundação da Federação Espirita Paraibana, o presente projeto de lei tem como objetivo a inclusão do “Dia Estadual do Espirita” no Calendário Oficial de Eventos do Estado da Paraíba.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de espiritas na Paraíba cresceu mais de 62% na última década, e , atualmente a Paraíba conta com uma média de 130 Centros Espiritas, sendo 47 em João Pessoa.
A Federação Espirita Paraibana é uma sociedade civil, educacional, cultural, religiosa e sem fms lucrativos. Tem como objetivo congregar as sociedades espiritas da Paraíba, além de promover e incentivar a difusão e prática do Espiritismo, codificada por Allan Kardec.
Pelo arrazoado acima exposto, submeto a apreciação deste Poder Legislativo à aprovação da presente propositura.
Sala das Sessões, 12 de março de 2007.
O projeto de Lei foi aprovado em sessão ordinária no diua 31 de maio de 2007 e no dia 20 de junho de 2007, o então Governador do Estado da Parapiba Cássio Cunha Lima assinou a Lei 8251/2007 que instituiu o “Dia Estadual do Espírita”, no Calendário Oficial de Eventos da Paraíba, e dá outras providências.